Bergen


O passeio de Oslo para Bergen é considerado o passeio de trem mais bonito da Europa e é realmente lindo. Não é uma viagem barata e dura realmente o dia inteiro, com caminho percorrido de trem, de barco e de ônibus. As paradas nas cidades são muito rápidas, apenas nas estações de trem e barco e com hora marcada, mas o interessante é realmente o caminho. Começamos as 8:11 e terminamos pontualmente as 20:34. 






A viagem de trem por Myrdal até Flam mostra casas enterradas na neve, uma paisagem fantástica e o ponto alto é o caminho de barco até Gudvangen através dos fiordes. O passeio de ônibus até Voss é a passagem engraçada da viagem porque o ônibus consegue descer por uma estrada sinuosa em que vc tem a certeza de que ele vai despencar, mas o motorista é um equilibrista. Ao final todos bateram palmas. Chegamos em Bergen, de trem, já de noite, mas com o céu claro como se fosse começo da tarde. 


Só conseguimos dormir por conta do cansaço, porque do lado de fora do hotel estava uma noite ensolarada. Bergen é uma cidade pequena e em um dia se conhece todos os pontos turísticos. Apesar de pacata a cidade vive cheia de turistas. No hotel dividimos o espaço da copa com duas chinesinhas muito simpáticas, que nos ajudaram com o microondas. Aliás, na Noruega é muito comum hotéis em que vc faz a própria comida porque é muito, mas muito caro comer fora, então o jeito é passar no mercado e comprar congelados. 


No dia seguinte tiramos fotos para turistas suecas que quando descobriram que éramos brasileiros começaram a cantar Ai se eu te pego, do Michel Teló! As praças são muito floridas, a cidade é animada, a feira na parte da manhã tem muitos locais e também turistas. Fomos em direção ao mercado de peixe e experimentamos vários tipos de caviar oferecidos por um vendedor argentino que tinha morado no Ceará! Mundo pequeno esse! 


O cartão postal da cidade são umas casinhas de madeira coloridas e tortas no cais Bryggen, que hoje são pequenas lojas. Terminamos a visita a Bergen passeando no funicular (Floibanen) para o Mount Floyen, de onde dá para ver a cidade toda do alto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário